quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Fazer vírus é um bom negócio

Desenvolver Malware se tornou um verdadeiro negócio, formado com base em modelos corporativos, de acordo com a BitDefender, uma das líderes em software antivírus e soluções de segurança de dados. A empresa está apresentando os resultados do levantamento sobre malware e spam de janeiro a junho de 2009. O levantamento destaca o crescimento de spam personificado em newsletteres HTML e as crescentes tentativas de phishing na web 2.0.Durante os seis primeiros meses de 2009, os criadores de malwares continuaram os esforços para infectar os computadores dos usuários e obter benefícios financeiros diretos e/ou ter o controle sobre a máquina. Segundo o relatório, a quantidade Trojans está aumentando e já representa 83% dos malwares detectados no mundo.Enquanto os Trojans foram as ameaças eletrônicas mais ativas nos últimos seis meses, o notório Downadup Internet Worm causou mais danos aos usuários. O Downadup conseguiu infectar um número recorde de computadores em todo o mundo (cerca de 11 milhões), e se tornou manchete de quase todas as revistas de informática e dos principais meios de comunicação. Dirigindo-se a sistemas com vulnerabilidades sem o pacote MS08-067, o worm pode se enviar para limpar qualquer computador que já foi infectado na mesma rede e analisa a possibilidade de acessar os arquivos compartilhados. Embora a Microsoft tenha emitido um pacote para vulnerabilidades, a infecção ainda está na rede, com centenas de sistemas comprometidos diariamente.A BitDefender constatou que, durante os últimos seis meses, os países mais ativos em termos de propagação de malware foram: China, França e Estados Unidos, seguidos por Romênia, Espanha e Austrália.Spam: a praga que nunca tem fimEm termos de mídia e técnicas, os analistas da BitDefender detectaram uma tendência contínua de spams baseados em textos, os quais alcançaram 80% nesse ano em comparação com 70% durante o mesmo período em 2008. Além disso, os spams com imagem aumentaram 150% desde o primeiro semestre de 2008. Incorporados a newsletter em HTML personificada como spam, os downloads de imagens fazem parte de uma estratégia desenvolvida pelos spammers para enganar os usuários e induzí-los a aceitarem imagens bloqueadas pelo remetente do e-mail. E ao mesmo tempo, para contornar os filtros de spam que modificam levemente a cor da imagem.Mensagens de spam usando propagandas de produtos e de softwares piratas também aumentaram drasticamente, comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com as estatísticas fornecidas pelo Laboratório de Pesquisas AntiSpam da BitDefender, o software de spam representava cerca de 3% dos spams mundial. Em Junho de 2009, e-mails não solicitados relacionados a produtos e softwares se tornaram uma das 5 principais ameaças de spam e representaram 5% do total de mensagens de spams enviadas em todo o mundo.

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