terça-feira, 9 de junho de 2009

Sistema de Monitoramento de Pessoas

Existem várias tecnologia que podem ser usadas para detecção e monitoramento de pessoas.Serão descritas a seguir três tecnologia inovadoras. A primeira utiliza linha celular para transmitir posicionamento por meio de GPS, a segunda transmite imagem por linha celular e a terceira baseia-se em detecção passiva de uma estrutura molecular a distância de dezenas de quilômetros.
Sistema de Localização Utilizando Celular/GPS
Alguns sistemas utilizam um celular (que pode sofrer um alteração interna em seu circuito com a adição/modificação de hardware para o circuito GPS) e podem Trasmitir as coordenadas da pessoa por meio do celular para um centro de monitoramento (Internet ou outro celular ).
Na central, como no caso de monitoramento de veículos, essa coordenadas podem ser exibidas em um mapa digital e/ou mostradas em um tela de computador, como coordenadas geográficas (latitude,longitude e altitude).
Existem sistemas de dimensões extremamente pequenas.Isso foi conseguido transferido-se parte do processamento do GPS para a central de monitoramento. No GPS convencional existem tabelas internas, chamadas tabelas de Almanac ,que dispendem muito tempo e capacidade de processamento do GPS .Com a transferência do processamento dessas tabelas para a central de monitoramento foi foi possível reduzir drasticamente o tamanho do circuito do GPS.Neste caso ,o telefone também recebe um botão de pânicoque, quando pressionado, gera uma transmissão imediata das coordenadas da pessoa por meio de mensagens curta (SMS).
Enquanto sistema desse tipo podem ser utilizado para monitorar a localização de pessoas, no caso de um seqüestro, esses sistemas possuem eficiência Limitada, uma vez que o seqüestrador pode, logo ao iniciar o seqüestro, se livrar do celular da vítima, anulando o sistema. Por outro lado, eles podem ter importância crucial quando o objetivo é rastrear uma pessoa de uma forma constante.Interrompendo a cominicação , uma unidade de resgate pode entrar em ação imediata.

Google lança serviço para localizar pessoas através do celular

O Google lançou um novo aplicativo, o Google Latitude, que permite aos usuários localizar fisicamente, através do celular, seus contatos que também estejam registrados nesse serviço, informou a empresa em seu blog oficial.
Disponível desde terça-feira, o Google Latitude é promovido como "uma forma divertida de estar em contato com as pessoas mais chegadas", já que indica a localização próxima dessas pessoas, indicou o grupo com sede no Mountain View (Califórnia).
"De agora em diante você saberá se sua esposa está engarrafada no trânsito, se um de seus amigos veio à cidade para o fim de semana ou podem se tranquilizar de que um ente querido que viajou de avião chegou a seu destino", explica o Google.
Antecipando-se às críticas pelas possíveis invasões à vida privada que o serviço implica, a empresa reconhece "o caráter sensível da localização on-line", mas insiste nas garantias de segurança para os usuários do novo aplicativo: tudo é opcional, uma pessoa pode escolher a quem localizar e existe o 'modo oculto'.
Disponível em 27 países, 14 deles na União Européia, o serviço será expandido progressivamente para outras regiões.
O grupo britânico de telefonia móvel Vodafone e a empresa informática americana Loopt já haviam desenvolvido um serviço de localizadores para celulares.
Neste link abaixo ha um video explicando como funciona o serviço
http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=7438

Pesquisar este blog