domingo, 7 de junho de 2009

Como recuperar pastas excluídas por engano da Lixeira?

Antes de explicar como recuperar arquivos excluídos da lixeira, vale entender que quando um arquivo do Windows é excluído ele fica armazenado na Lixeira e permanece acessível lá até que você a esvazie ou o restaure. Mas se você excluiu o arquivo inclusive da Lixeira, não se preocupe, é possível recuperá-lo.
Segundo Denny Roger, especialista em segurança da informação , os arquivos excluídos da Lixeira são transferidos para uma pasta oculta chamada Recycled ou Recycler, dependendo do sistema operacional. “O nome completo e o caminho do arquivo são armazenados em um arquivo oculto chamado INFO2”, detalha.
Nos sistemas FAT (File Allocation Table), a pasta é chamada de Recycled. O arquivo INFO2 mantém registros de 280 bytes que contêm o nome do arquivo (255 caracteres) e a data/hora da exclusão. Já nos sistemas NFTS (New Technology File System), a pasta é chamada de Recycler. O arquivo INFO2 mantém registros de 800 bytes que contêm o nome do arquivo, o nome do arquivo em UNICODE e a data/hora da exclusão.
Roger ressalta que todos os arquivos excluídos da Lixeira não podem ser acessados pelo sistema operacional, mas é preciso utilizar um aplicativo com ess função. “É preciso utilizar um software forense. Todos os arquivos removidos da Lixeira podem ser recuperados por meio de técnicas forenses de reconstituição de dados”, destaca.
Apesar do nome pomposo, usuários comuns, como eu e você, podem baixar um desses softwares e recuperar seus arquivos. Um exemplo de ferramenta que auxilia na recuperação de arquivos excluídos indicado pelo especialista é o FTK (Forensic Toolkit). “Ele identifica os arquivos excluídos da Lixeira e fornece mecanismos para a reconstituição”. Existem diversos softwares gratuitos que podem ajudar a encontrar os arquivos excluídos. “Porém, todos os softwares gratuitos possuem recursos limitados”, ressalta. Outra recomendação de Roger é a realização de testes com o software Restoration.
Não existe "receita de bolo" para recuperação ou reconstrução de arquivos excluídos. “Os arquivos excluídos podem estar em uma pasta ‘órfã’ e, dependendo do caso, só técnicas forenses mais avançadas irão permitir a recuperação ou reconstrução”, alerta.
Segue a baixo uma lista de sugestões de softwares que podem ajudar na recuperação de arquivos excluídos da Lixeira. Alguns são gratuitos, outros, não. http://www.snapfiles.com/Freeware/system/fwdatarecovery.html
http://superdownloads.uol.com.br/download/72/filerecovery/
http://superdownloads.uol.com.br/download/7/1-smart-undelete/
http://superdownloads.uol.com.br/download/118/freeundelete/
http://superdownloads.uol.com.br/download/170/fundelete/
http://superdownloads.uol.com.br/download/7/mindsoft-undelete/
http://superdownloads.uol.com.br/download/182/r-undelete/
http://superdownloads.uol.com.br/download/36/super-undelete/

Spam: confira 5 medidas para reduzir o volume de mansagens indesejadas

São Paulo – E-mail para compras e organização de contatos ajudam a reduzir recebimento de spams e golpes. Veja recomendações.

Reduzir a quantidade diária de e-mails indesejados em sua caixa de entrada não é uma tarefa apenas para ferramentas como a lista de remetentes bloqueados, anti-spam e antiphishing. De acordo com especialistas em e-mail marketing e internet*, algumas mudanças no comportamento de navegação e gerenciamento de e-mails em seu dia-a-dia podem reduzir o recebimento de spams em golpes. Confira 5 recomendações:
1 - Seja criterioso ao preencher formulários e não cadastre seu e-mail em sites de procedência duvidosa. Preserve informações pessoais como endereços de e-mail, dados pessoais e, principalmente, cadastrais de bancos, cartões de crédito e senhas. Se estiver em um site que não passa plena confiança, crie um e-mail temporário apenas para este cadastro. É recomendável utilizar e-mails separados para uso pessoal, trabalho, compras on-line e cadastros em sites em geral;
2 - Não abra, interaja ou responda um e-mail quando não conhecer a procedência da mensagem recebida. O ideal é reportar a mensagem indesejada como spam, mesmo quando a oferta for de seu interesse. A maioria dos provedores disponibiliza um link para reportar spam;
3 - Configure os recursos anti-spam oferecidos pelo provedor de acesso. Os filtros ajudam a melhorar o fluxo de seus relacionamentos digitais. Mesmo empresas idôneas podem cair em seu lixo eletrônico por conta de um layout inadequado. Faça manutenção periódica, verificando se o que está sendo classificado como spam;
4 - Inclua em seu catálogo os endereços de e-mail com os quais você mantém relacionamento. Assim seu provedor não os classificará como spam e você poderá restringir ainda mais as regras anti-spam.
5 – Procurar controlar a curiosidade de verificar sempre a indicação de um site em um e-mail suspeito de spam. Em caso de dúvida sobre a validade do e-mail, pesquise o remetente e a ferramenta utilizada para o envio. Você poderá avaliar passando o cursor no link que sugere a exclusão da mensagem para verificar a URL (endereço) da ferramenta de envio, ou com o botão direito do mouse clique sobre o link e depois em propriedades. Você também pode verificar a quem pertence o domínio no site www.registro.br.

Pesquisar este blog